• Imagem aérea da MRN
  • Imagem de crianças
  • Cachoeira do Jamaracaru
  • Imagem das crianças de novo

26 setembro 2011

TUCUNARÉ AMARGO

Quem esteve na cerimônia de encerramento do tradicional festival de pesca esportiva de Oriximiná – TOPE, em sua 11ª edição, pode constatar o baixíssimo índice de popularidade do governo Gonzaga III, sem assédio, com aplausos discretos e os protestos do campeão do certame Wanderley Sarubbi que reivindicou mais investimentos nas apresentações artísticas. Interpretou o campeão que violão e voz não seja o estilo adequado para um evento de massa, em pleno verão, na beira da praia. “Nada contra o artista que se apresentou” disse. O público teve que aturar o diretor de cultura Beto Almeida cantando de improviso. “Não acredito que a prefeitura não tenha dinheiro para contratar uma banda” declarou um popular insatisfeito com a organização do evento. A organização informou que não se trata de um “festival do tucunaré” e sim de um “torneio de pesca”. A imprensa local esteve presente. Não há nenhuma produtora produzindo vídeo documentário sobre o evento deste ano e o desanimo da população pode comprometer edições futuras. Isso teria sido causado por cortes no orçamento ou a perda de popularidade estaria causando uma súbita perda de sensibilidade no governo Gonzaga III? As urnas nos darão a resposta.

12 comentários:

  1. Nào me admiro nem um pouco de seus comentários, pois pessoas sem cultuta e estudo nunca parabenizam, sempre jogam pedras já que nao tem com o que contribuir. Antes de falarmos de alguem ou de algo, devemos olhar o caminho que já trilhamos e o seu não é nada bonito. Se esconde atrás de seu blog para intimidar as pessoas que lhe causam inveja ou outro tipo de sentimento estúpido. Você deveria, como filho de Oriximiná (já que nao sabe quem verdadeiramente são seus pais), parabenizar os eventos da sua terra, por mais que não sejam do seu agrado. Ao invés de somente criticar, envolva-se nas organizações de futuros eventos da sua cidade, mostre as pessoas que trabalham na administração do seu municipio que tens capacidade de criar e fazer a diferença e não apenas ideias perversas e amargas, seja util, deixe o cigarro, o álcool. Mostre que você é capaz.

    ResponderExcluir
  2. Me caro Hamilton. Na realidade o foco do evento era o torneio de Pesca Esportiva. Os atrativos culturais são um complemento para enriquecer o evento. Porém está de parabésn a organização em convidar o NICO, grande talento oriximinaense, o grupo da Frisson, o grupos de pagode e a banda Estourado. Eu lhe faço uma pergunta, uma vez que em seus discursos intelectuais sempre defendeste a produção local. O QUE É MELHOR: VALORIZAR NOSSOS TALENTOS e pagar um cachÊ para eles. ou TRAZER UMA ATRAÇÃO DE FORA? desvalorizando e desprenzado nassa produção cultural. Define sua linha filosofica em relação a sua cultura local.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por seu comentário ANÔNIMO. Todos os dias recebo dezenas de comentário, e-mails, ligações, converso com pessoas do povo, sem oportunidade e que vivem amargando a dor da traição. Essas pessoas que eu não conhecia me agradecem e até oram por mim e pelas pessoas que me ajudam por podermos dizer o que essas pessoas não podem.
    Fico feliz com sua resposta por ver que verdadeiramente meu trabalho está surtindo o efeito de te incomodar e mostra a todos que é possível não sermos submissos aos interesses que vão de encontro a coletividade, que é possível não sermos obrigados a ficar calados e bater palma para doidos. Saiba que o pecado de quem rouba sucessivas vezes é achar que nada lhe acontecerá. Essa zona de conforto em que você se acha, protegido em benefícios e a simpatia de um governo que não atende aos anseios de nossa gente humilde, acaba por construir um estado de permissividade onde você pode achar que pode tudo e que é legitimo seu desejo de se dar bem, mesmo que isso seja um direito de um felizardo como você.
    Quero lhe informar - caro ANONIMO - que Deus não está do seu lado. Acredite! O que você faz envergonha nossa terra. Acredito no trabalho da diretoria de Turismo, no Trabalho do Secretário de Cultura. Mas, acho que eles não tem culpa desses vexames. O Troneio de pesca existe porque há pescadores e eles não deixaram que o evento se acabe. O problema está em um governo que não acredita na potencialidade turística, social e financeira do evento. Se acreditasse apostaria mais e valorizaria as pessoas que competentemente já realizaram muitas outras bem sucedidas edições do nosso TOPE.

    ResponderExcluir
  4. O SOFISMA é a defesa de uma idéia que mistura meias verdades com meias mentiras. Não há nada de errado em valorizar nossos talentos locais, muito pelo contrário. O erro está na forma como os artistas foram apresentados ao público, por conta da expectativa de "festa" que o público tinha. Sobretudo, a sensibilidade necessária para aceitar que o público que vai prestigiar o evento não é formado apenas por pescadores. Há a questão da visibilidade social: uma forma de incluir as comunidades, onde o torneio é realizado, de maneira profissional. Para isso é necessário treinamento dessa mão de obra que quer ser incluída e ganhar seu justo sustento.
    O público que vai prestigiar o evento tem que ser encarado como um CLIENTE porque vai lá para pagar pelo consome, seja comida, bebida e especialmente no que se refere às atrações artísticas. Mas é preciso estudar o momento certo de apresentar cada um de nossos valorosos talentos artísticos locais, no momento certo, no horário certo para que as expectativas do negócio como um todo seja harmônica e sobretudo satisfaça as expectativas dos cliente. Se não, ao invés de promover os artistas locais, vamos acabar depreciando seus esforços, suas imagens como vimos acontecer.
    Mais importante. É preciso haver uma séria política de registro do evento. Contratar profissional de fotografia e vídeo para construção de um banco de imagens que possa ser usados em campanha de publicidade fora do município para que Oriximiná possa atrair o cliente externo e consequentemente possamos consolidar o prestígio e a visibilidade macro para o evento.
    Para finalizar o FOCO DO TORNEIO DE PESCA deve incluir mais e entender como CLIENTE todos os que vão prestigiar o certame...

    ResponderExcluir
  5. Você como filósofo bem sabe que a diferença entre o fracasso e o sucesso está na detida observação de milhares de pequenos detalhes. Isso revela a competência legítima, as lideranças legítimas, enfim o que verdadeiramente alegra o artista,a expressão mais sincera da alma que provoca a manifestação do APLAUSO. Isso só sente quem é artista.

    ResponderExcluir
  6. Nao te empolga e nem pensa que vou ficar te dando bolas. Mas vc deveria procurar a redação de um jornal pois escreve bem. Agora na pratica voce é um pecado total, digo pecado ja para nao ter q detalhar. e continue procurando gente, gente, gente pra orar por voce, e ainda vejo em minha bola de cristal que voce ja esta queimando, o teu inferno voce esta construindo aqui mesmo com suas açoes. nao pense que iram te salvar, inclusive um dia desses passando la no meu curador PEDRINHO
    ELE SEM QUERER LEMBROU DE VOCE e disse esse rapaz é a insineraçao de todos que ja estao no inferno do proprio capeta.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Você gasta seu expediente de trabalho no serviço público, usando o computador do erário para compor peças de maus augúrios? Vai trabalhar vagabundo! Tuas pragas vão voltar pra ti mesmo. Cuidado, tem gente que jura de pé junto que pode provar que tu é ladrão, tem até vídeo. Mas, não te preocupa: tua hora vai chegar!!

    ResponderExcluir
  8. FOI COMPROVADO QUE PESSOAS QUE SE ENVOLVEM COM MACUMBA TEM FORTE TENDENCIA DE VIRAR GAY,ESSE ANONIMO DO DIA 28 SE NÃO É TA VIRANDO,AI,AI,AI BOLA DE CRISTAL,AI SEU PEDRINHO,AI MEU CURADOR DEIXA DE SER BESTA!VAI VER ELE ACREDITA EM DUENDE ACORDA BABACA DEUS É MAIOR QUE PEDRINHO E UMA ORAÇÃO TEM MAIS PODER QUE ESSE BOSTA DE PEDRINHO,HAMILTON NÃO TE PREUCUPA DEUS ESTÁ NO COMTROLE DE TUDO.

    ResponderExcluir
  9. Olá Hamilton! Estive em Oriximiná no torneio de pesca que aconeceu no caipurua. fiquei encantado com a beleza do local, a reepção da equipe de trabalho, as apresentações de palco.Ano passado também participei do evento, assistir o show do natu Aguiar de Santarém. Não lembro o nome do moço que fez o show da primeira noite. Ele tem um repertório fantástico. Acabei de ler suas respostas. Acho que vc é muito discurso e pouca ação.Qual é sua contribuição para o desenvolvimento de Oriximiná, a única coisa que veje neste teu blog é fofoca. Vc critica um anônimo por gastar hopras compondo peças de maus augúrios. E vc? Em que gasta tuas horas além de fazer fofocas. Vc trabalha em que? Sugestão: Poderias usar teus blog pra divulgar o que Oriximiná tem de bom. pq até hoje o que predomina no teru blog é fofocas, uma baixaria. Da impressão que que estás insastifeito com o sistema, pelo que sei vc subiu no palanque e também defedeu esse converno,quando eras candidato a vereador. Mas acho que o tiro saiu pela culata, não deur certoos teus planos o te achas injustiçado pq não está tendo parte do bolo, pq com certeza tu te achas abandonado, ou então, estás fazendo onda. Será que não vai umas requisições para o teu hotel ou é só mesmo o cargo da tua esposa na Secretaria de saude.
    Qual é o teu lado?

    ResponderExcluir
  10. ANÔNIMO o IP de postagem deste comentário é de uma máquina que está em Oriximiná. Sei quem é você e acho que seria mais bonito que defense suas posições sem sofismas. Acho que sua ficha pressa lhe impede de se pronunciar publicamente. Bem, quanto a isso, podemos chamar de FALSIDADE IDEOLÓGICA. Mas, isso é típico de uma personalidade como a sua.
    Todos tem o legítimo direito de se candidatar a qualquer coisa e isso não diminui ninguém. Fazendo uso do bom senso, diria que é mais fácil o covarde anonimato, coisa que verdadeiramente não me cabe. Não tenho e nem quero ter nenhuma relação com bandidos da tua marca. Para mim tu não passa de um ladrão safado, vivo da forma que acho que devo viver e não lhe devo satisfação alguma. Quanto a minha esposa, que trabalha a 17 anos na secretaria de Saúde, ela ocupa ocupa o cargo de diretora do PACS/ESF como enfermeira formada, por competência - o que não é o seu caso. Não preciso fazer manobras - como você - para conseguir emprego.
    Para responder sua pergunta. Estou do lado do povo e contra gente incompetente como você. Terei sempre o grande prazer de publicar seus comentários, desde que contribuam para a discussão de melhorias, não importa se você está servidor público ou não. Mas, há muitas formas e argumentos para justificar vexames públicos como o que presenciamos. Acredite, todas as pessoas diretamente envolvidas podem colaborar com o crescimento do evento, independentemente de serem servidores públicos. O MAIOR PROBLEMA DESTE GOVERNO É A UNILATERALIDADE. Aceite as críticas e melhore, especialmente como pessoa, ou mantenha-se anônimo em vexames públicos como este achando que todo mundo é obrigado a aplaudir doidos da tua marca.

    ResponderExcluir
  11. HAMILTON, VC É UMA PESSOA PERSEVERANTE. ACREDITE EM SEUS IDEAIS, POIS VC É DE UMA PERSONALIDADE MARCANTE. DEIXE QUE ELES FALEM. ADMIRO SEU TRABALHO JORNALÍSTICO. SIGA EM FRENTE COM SEU PROPÓSITO E QUE DEUS TE ABENÇOE E A SUA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  12. AS PESSOAS QUE FAZEM SEUS COMENTARIOS E COLOCAM ANONIMO NÃO POR MEDO MAS PRUDENCIA,SÃO PESSOAS QUE INFELISMENTE TRABALHAM OU TEM UM PARENTE TRABALHANDO NO SETOR PUBLICO, MAS ESTÃO INSATISFEITO E LARGA O PAU NA BANDIDAGEM,POR NÃO PODEREM GRITAR POIS SÃO OBRIGADOS À FICAR NO SILENCIO E VIRAM NO SEU BLOG UM MOMENTO DE ABRIR A BOCA E SOLTAR TUDO QUE ESTA PRESO,SEU BLOG TINHA ESSA FUNÇÃO. SEU COMENTARIO ACIMA ABALOU SEU BLOG ANDEI CONVERSANDO COM ALGUMAS PESSOAS E ME FALARAM QUE NÃO VÃO MAIS PARTICIPAR NO SEU BLOG POR CAUSA DO SEU COMENTARIO DO DIA 04 DE OUTUBRO,VC PROCURA SABER QUEM MANDA OS POSTAGEM E ATÉ SABE O IP E O MAIS PIOR VC MESMO JOGA EM POSTER,VC COMETEU UM ERRO MUITO GRANDE A SAÍDA ERA TIRAR ESSE POSTER E TER FÉ,EU VEJO ESSE BLOG COMO UM MICROFONE E ORIXIMINÁ E MUNDO COMO MINHA PLATÉIA,É NELE QUE EU DESCARREGO MINHA RAÍVA CONTRA ESSES POLITICOS DE MERDA QUE DEVERIAM NUNCA TER ENTRADO NA VIDA PUBLICA COMO VC EU NÃO GOSTO DESSA BANDIDAGEM,SOU CONTRA ESSE SISTEMA RÍDICULO DE ASSISTENCIALISMO ADOTADO POR UM HOMEM NÃO É POLITICO E SIM ENDINHEIRADO POIS SABE QUE SÓ GANHAR ELEIÇÃO SE TIVER DINHEIRO,MAS ESTOU TRABALHANDO NISSO DIGO PRA ESSE POVO QUE ELES NÃO SÃO MERCADORIAS E QUE ESSE DINHEIRO QUE DÃO PRA ELES É DELES MESMOS,SEU BLOG É UM INSTRUMENTO QUE AJUDA ESSA SOCIEDADE A SOLTAR À VOZ,NÃO CALE ESSE BLOG.NÃO PUBLIQUE ESSE POSTER POR QUE ELE É PRA VC HAMILTON SOUZA

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação em nosso fórum de debates sobre o cotidiano da cidade de Oriximiná, Pará, Amazônia, Brasil. Se quiser você pode enviar seus texto, fotos e vídeos para o e-mail hamilton@ariuca.com.br. Continue participando.