• Imagem aérea da MRN
  • Imagem de crianças
  • Cachoeira do Jamaracaru
  • Imagem das crianças de novo

29 dezembro 2010

Como somos vistos: Blog de opinião de acadêmico da Uff em passagem por Oriximiná


GEIAMA é o Grupo de Estudos Interdisciplinares da Amazônia e está formado por estudantes e professores da Universidade Federal Fluminense – UFF (RJ) dos cursos de Biologia, Geografia e da Pós-graduação em Ciência Ambiental (PGCA). A iniciativa começou a sair do papel em 2009, inicialmente para compor um link entre a Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV) - unica da UFF na amazônia - localizada no município de Oriximiná, no estado do Pará, e os alunos da UFF em Niteroi. O projeto começou o nome inicial de NEIOX (Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Oriximiná), com a intenção de estimular trabalhos de pesquisa, extensão e docência com alunos da Universidade na região amazônica. O Ariuca encontrou o Blog GEIAMA que registra e opina por sua passagem na floresta.
A intenção foi mantida: "criar políticas acadêmicas que justifiquem a captação dos recursos, dentro e fora do país por parte da UFF". Mas, a idéia inicial: "Construir acervo documental, fruto dos trabalhos de pesquisas de campo e sobretudo, devolver o resultado dos trabalhos para a comunidade" é o que esperamos como contra-partida - essa idéia talvez se perca no tempo ou no foco.
Naturalmente que alguns trabalhos e iniciativas da UAJV/UFF em Oriximiná vem sendo de grande valia para nossa comunidade. Outros profissionais e suas iniciativas ainda não disseram a que vieram e é importante que venham, bebam na fonte de todo o fantástico universo de pesquisa que nossa terra tem a oferecer. Mas, não esqueçam da nossa gente e de nossas necessidades de crescimento - sobretudo intelectual, técnico, etc...
Ouvimos conceitos, avaliamos atitudes, interpretamos olhares, isentos de qualquer sentimento xenófobo, com nossa presteza ribeirinha, nossa receptividade cabocla e nossa desconfiança indígena. Quem sabe assim construímos um ensaio seletivo, onde por exclusão competitiva, estratificaremos os olhares de turistas "STALLONIANOS" dos olhares de quem quer fazer ciência comprometidos com a nossa terra e com a nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação em nosso fórum de debates sobre o cotidiano da cidade de Oriximiná, Pará, Amazônia, Brasil. Se quiser você pode enviar seus texto, fotos e vídeos para o e-mail hamilton@ariuca.com.br. Continue participando.