• Imagem aérea da MRN
  • Imagem de crianças
  • Cachoeira do Jamaracaru
  • Imagem das crianças de novo

13 setembro 2009

Um líder sabe

*Publicado por Chico Florenzano
Empresário e colaborador de ARIUCA.COM
Conheça mais sobre o que pensa o colaborador

Gosto muito de parábolas, por isso vou usar uma para definir Liderança, que eu acho muito boa: o líder como se fosse o Jardineiro e a liderança, o Jardim. Ou seja, medimos um líder pela beleza e saúde da sua obra. O jardineiro concebe o jardim, cuida da terra. Prepara as mudas. Planta no jardim variedades diferentes de espécies para que o jardim tenha diversidade. O jardineiro zela pelos diferentes. Um jardim saudável é um jardim sem ervas daninhas, sem pragas e doenças nas plantas. Um líder sabe que o que se espera de uma roseira são rosas. Para que a energia principal da roseira esteja dirigida para a geração dos seus frutos, é necessário podar galhos que competem com o vigor da roseira. Nem todas as plantas estão ali para gerarem rosas e orquídeas. Mas, sem a reunião de toda esse variedade, sem a presença dos diferentes, seria impossível haver um jardim. Não visitamos um jardim para ver o jardineiro. Vamos a um jardim para usufruir da beleza e do espírito e para ver e sentir o próprio jardim. Assim é o líder e a liderança. Quanto mais o líder precisa ser visto, menos a sua liderança está sendo bem conduzida. Uma Liderança é boa quando os líderes criam novos líderes e, sem saber, viramos líderes das nossas vidas, das nossas organizações.

15 comentários:

  1. Sábio de estorihas dos fala bonita da autoajuda - muita filosofia barata e uma infantilidade na maneira de ver a vida - me desculpe meu rapaz lhe ser um tato duro na minha escrita, mas seu pensamento é fantasioso e infeliz pois a vida é muito diferente de jardim e jardineiro - é muito mais realista as parábolas dos mais verdadeiros onde afirmam que matam seus leões por dia, ou por hora e que certamente a vida não lhes permite nem olhar para o tal jardim da fantasia que tu te reporta nessa maneira romântica de ver a vida como se fosse um jardinzinho da casa do papai.
    Ninguém tem a chave da felicidade eterna meu rapaz e nem os caminhos que um ser possa se satisfazer por inteiro. A busca pela razão da vida é individual e passa exclusivamente pelo meio em que o ser humano vive, e não por filosofia barata como perfume exposto em calçadas que mais embriagam do que santificam os corpos - Gaste seu tempo olhando a vida como ela é e não fingindo que pode modificá-la como um jardineiro e um jardim, por que como disse Belchior: "a vida é diferente, quer dizer, a vida é muito pior..."

    Wai Wai Tinga

    ResponderExcluir
  2. é imprecionante como esse tar de chico pinga intitulado empresário, não quer largar das tetas da prefeitura, empresário é o Leôncio, os Garcias que não vivem cheretando o prefeito e vivem as suas custas. Isso é ser empresário e não um aturdido com esse chico pinga

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo Wai Wai Tinga, qualquer filosofia é barata se fornecida gratuitamente. As mentes mais perspicazes compreendem o sentido das metáforas, sejam estas suaves ou sangrentas. Além do mais, não estou filosofando coisa nenhuma. O que estou afirmando, é que os líderes, de que cor tiverem, a que partido ou facção pertençam, tem que assistir seus liderados, apoiá-los, desenvolvê-los.

    ResponderExcluir
  4. Quanto à você, Anônimo imbecil e xingador: O Leôncio, os Garcias, o João Giordano e outros mais são de fato os maiores Empresários de Oriximiná. É que existem Fuscas e BMW, logo, estou qualificado, embora de estatura melhor. Quanto ao seu xingamento, gostaria que fosses macho o suficiente para dizer isso de perto.

    ResponderExcluir
  5. Èéééguuuuaaaa!!! Vai ter porrada?

    ResponderExcluir
  6. Lhe aconselho a ler urgentemente, Sun-Tsu, "A ARTE DA GUERRA" - Tuas colocações são simplórias demais Flor - pense que alguém para ser um líder deve conhecer como base esse teu discursinho e não levar em consideração pela maneira infantil de como tu colocas, pois a visão do líder não podem passar pela ficção, mas pela clareza das coisas. Um lider está muito acima das estorinhas da carochina meu rapaz - um líder deve ser cristalino no pensar, certeiro no olhar e decisivo em suas ações, essa coisa de jardineiro e jardim é potoca meu rapaz - um líder se consolida pela maneira como vence as difíceis e verdadeiras batalhas de que pela beleza de como as filosofias são escritas... Aprenda isso meu rapaz!
    Jesus Cristo foi um grande líder, não pela religiosidade, mas pela ousadia de se juntar com pescadores e os mais humildes e sair conquistando o mundo com suas idéias. Sem jardim e sem jardineiro, ele não ficava na tenda, ele ia junto influir, dar a cara a tapa e até morreu quando foi preciso... Mas deixou sua palavra encravada no pensamento humano.

    Wai Wai Tinga

    ResponderExcluir
  7. Gente!!!! Vamos usar este blog para expressar a democracia. Vamos opinar sobre o governo. Vamos fazer criticas construtivas e alertar o prefeito. Muitas vezes as pressões são muitas e o gestor se vê amarrado. Imaginem o que fará o Gonzaga com um monte de parente desempregado??? Zé Perequeté voltará a pescar???
    Xingar porque o nosso colaborador Florenzano???
    Vá em frente Florenzano. Continue filosofando que há quem goste.

    ResponderExcluir
  8. Chico meu camarada, nós temos que ser o que somos e não o que os outros querem que agente seja, dexe esses wai wai tingas, imbecis e xingadores de lado, continue sendo feliz, talvez eles tenham inveja por não saberem filosofaro e devem estarem felizes pelas suas respostas

    ResponderExcluir
  9. Anonimo Wai Wai Tinga

    Como o pseudônimo já diz, ignorante e raivoso. Suas supostas idéias sobre lideranças e liderados, sua abordagem sobre Jesus Cristo, denotam claramente que você não passa da capa. És de um tipo conhecido como 'cigarra', que leva a vida cantando, iniciando sempre alguma coisa e nunca acaba nada. Possivelmente nunca lestes 'A arte da Guerra', que não é um livro de Sun Tsu, mas, um apanhado de argumentos chineses sobre como comandar com mão-de-ferro, atribuídos a ele, convenientemente, por centralizar numa mesma entidade crenças que deram certo até a Idade Média. Verdadeiros líderes, são aqueles que sem muita confusão conseguem seus intentos através daqueles que lideram. Outra questão simples, é que ninguém lidera ninguém que não queira ser liderado. Portanto, esta formação harmoniosa entre atores da vida, propicia que a alternância na liderança resolva um problema de grupos, de acordo com o interesse da circunstância.
    Aprenda, filho, que simplesmente agredir para causar impacto pode ser danoso às expectativas de encontrar rumos. Eu sei o que foi dito no artigo da postagem original, e você também sabe. A diferença, é que você prefere o espetáculo, o sensacionalismo, que a leitura serena da mensagem.
    Pela sua manistação, suponho que ainda sejas razoavelmente jovem, e portanto, ainda com tempo para melhorares a tua personalidade. Procura ajuda de uma Instituição séria, que possa te lapidar, instruir e quem sabe até te possibilitar a metamorfose numa liderança salutar.
    Dr. Juliano Moreira
    Especialista em Neuroses, Esquizofrenias e outras doidices.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Hamilton.
    Até o momento estava gostando do seu blog, desde que fiz a leitura grossa e arrogante que o Chico Florenzano respondeu a um crítico.
    Se vc não é capaz de digerir alguns comentários Chico, então não se meta a ser filósofo, porque vc é um engenheiro de obras prontas, vc não sabe o que escreve e nem sabe o que vai fazer d vida sem a prefeitura.
    Se sujeitar a um carguinho de Assessor de Imprensa ou sei lá o que do Gonzaga Cordeirinho, pelo amor de Deus meu caro.
    Vai plantar conquinho enquanto é tempo, pois o Carpegiane já disse que o Gonzaga te dará um pé na bunda logo logo.

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente.
    O Chico Florenzano é metido a Cientista Político, porque ele não se candidata?
    Vai Chico, se candidate e coloque na prática as suas "idéas".
    Aposto que vc não pega 50 votos?
    Vamos lá quem quisrr apostar é só dizer.
    Chico 2012, essa eu quero assistir de camarote, rsrsrsrs!
    ENGENHEIRO DE OBRAS PRONTAS ISSO TEM MUITO DO LADO DO GONZAGA

    ResponderExcluir
  12. Que pena que você baixou o nível comigo, jamais ataquei a sua pessoa, apenas discordei da sua idéia e contra-argumentei apresentando as minhas que jamais afirmo ser a verdade absoluta - infelizmente você me pareceu descontrolado, sem princípio nenhuma de ser um ser humano polido que aceita críticas fundamentadas - não acredito que um cidadão com sua postura possa gerenciar algum órgão público, ou secretaria de governo, pois me pareceu que carregas contigo o ódio da imposição do que você acha que é o correto, a tua verdade e que todos tem que aceitar se não tu destrambelha todo e tudo pode acontecer inclusive a reação violenta dos imbecis...
    O que levo de lição é que tu apenas lê bastante, mas não procurar viver os bons aprendizados...
    Tô fora, sou da discussão das idéias e não da briga corporal... Tchau!!!!

    Wai Wai Tinga

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o último anônimo que disse "que há muitos engenheiros de obras prontas do lado do Gonzaga". Mas, provavelmente, anônimo último, vc também deve ser um desses engenheiros de obras prontas. Talvez se esfregassem mel no chão da prefeitura, vc ia lá lamber. Além disso, competência não se mede por votos e nem quem diz ou tem muitos votos é sempre competente. Muitos que, realmente, fizeram a eleição de Gonzaga acontecer, ficaram do lado de fora. Isso, o Gonzaga está sentindo e vendo agora. Os que ficaram de fora se decepcionaram; os que estão "dentro" (da merda)também não estão satisfeitos com o tratamento dado. Mas, antes de pensarmos em Gonzaga, Governo, Gabriel, PV, PSDB,DEM,PTB, Câmara, Nepotismo e obras inacabadas, deveríamos nos penintenciar por deixarmos tudo isso acontecer. Mesmo que vc não tenha votado nele, anônimo último, vc também foi incompetente quando não conseguiu evitar sua vitória. E se, por acaso, vc é correligionário do Prefeito, saia do carro, que a "carona" que vc pegou pode não render nada. Aliás, converse com quem, realmente, elegeu o homem, uns dois anos antes,e aprenda.
    É por isso que a cidade vai assim: um monte de gente que não sabe porque o carneiro caga miudinho, tentando entender de política...

    ResponderExcluir
  14. fico pasmado com esse cara denominado chico pinga que não pasa de um "PEDANTE". Faz alguma coisa nesse governo na qual vc é assessor de comunicação, não por vontade do Gonzaga, porque vc até agora não fez nada e não vai fazer por pura imcompetência, e pelas suas respostas agrecivas e chingadoras da pra ter certeza de quem vc é, comno disse um dos anônimos: commesse um empreendimento e ternime, pelo menos nas suas coias mostre competência e saia fora desse governo na qual vc já entrou traindo com seu irmão

    ResponderExcluir
  15. caro chico,não se incomode com esses tipos vc esta além disso tudo...esse anônimo levou a discursão pro lado pessoal e é tão sem credibilidade q nem assina o comentario forte abraço sou fã da sua inteligencia. COISA Q FALTA PARA ELE

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação em nosso fórum de debates sobre o cotidiano da cidade de Oriximiná, Pará, Amazônia, Brasil. Se quiser você pode enviar seus texto, fotos e vídeos para o e-mail hamilton@ariuca.com.br. Continue participando.