• Imagem aérea da MRN
  • Imagem de crianças
  • Cachoeira do Jamaracaru
  • Imagem das crianças de novo

18 setembro 2009

As conquistas do estado de direito

Temos visto nos utimos anos a força fiscalizadora e punitiva do judiciário. O avanço no cumprimento e na manutenção do estado de direito tem posto a baixo um histórico senso de impunidade no qual se escudaram os que ascenderam ao poder.


O Ministério Público em todas as suas esferas, com seus joviais e aguerridos promotores da justiça, tem mudado a imgem do Brasil no exterior, tido como um país onde se podia fazer tudo, ou quase tudo (pra não ficar muito feio). Aos poucos estamos resgatando a credibilidade internacional, graças à esses implacáveis agentes.


O mesmo brio patriótico dos brasileiros que resistiram ao implacável "status quo" de poder do regime militar que negava a liberdade de expressão e até de participação do povo nas políticas de governo no periodo é o patrimônio maior que nossa geração herdou, contrariando aqueles que acreditavam que eramos filhos covardes da ditadura que preconizava o mutismo.


Não quero aqui tirar as muitas merecendências e visão progressista idealizada naquele período, a integração da malha viária do país é um exemplo claro disso. Imaginemos se aqueles homens de farda tivessem conseguido levar a termo a construção da perimetral norte e a transamazônica particularmente. Imagine se tivessemos herdado daquele período as infraestruturas portuária e aeroportuária das área de fronteira denominadas na época como "área de segurança nacional".


O PMDB principal paladino da abertura democrática no país, historiacamente sempre deu as cartas no poderoso Ministério dos Transpórtes. A boa conjunção astral e política que ungiu os dois primeiros mandatos gonzaguista que conseguia atrair recursos tucanos e peemidebistas acabaram conduzindo o município a atual configuração política em que se encontra.


A cúpula tucana ainda insiste em acenar para um governo que não teria honrado compromissos de campanha, da mesma forma teria descumprido com todo o mosaico partidário multicolorido que o apoiou recentemente.


Já o PMDB a tempos deixou de partilhar dos desacertos gonzaguistas e talvez seja o principal responsável da exposição dos pequenos deslizes de pequenas improbidades administrativas que temos visto nos tribunais.


Agora cabe a seguinte pergunta: Depois de negociar a devolução dos recursos alocados para uma obra que não foi construída, o senhor Luiz Gonzaga Viana Filho perderia os direitos políticos? Isso nos levaria a análise de muitas variáveis da futura configuração dos joguetes políticos das figurinhas prefeitáveis para o pleito de 2012. Com a palavra o povo.

8 comentários:

  1. Eu so do interio. Quero fazê uma pregunta pro seu prefeito: O sinhô tá ficano leso??!! Pegô a lesera do seu irmão perequeté??Égua da desgracera homi!! Aparece aqui em casa qui eu tenho uma vara de dar em doido pra ti, peste!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Jovelino.

    ResponderExcluir
  3. selma disse:....
    Eu que pensava q essas injustiças nunca fossem ser declaradas, puxa vida meu Deus até que enfim houve corajosos como HAMILTON, pra fazer tal trabalho como ESTE, vai fundo HAMILTON Parabens pelo seu desempenho nesse sentido, continue dando sempre margem para que possaamos colocar nossas idféis em práica, pois chega de enganação e ingratidão, hoje mesmo foi cometida uma injustiça na secretaria de saúde, onde a secretaria irmã do Gabriel Guerreiro transferiu aquele rapaz que trabalhava despachando exames, ele é um ótimo funcionário como atendente tratava todo mundo bem na referida secretaria, mas é assim mesmo os bons võa embora e ficam os maus.....
    Parabens Secretária pelas burradas!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hamilton seu blog está fazendo sucesso na capital, falei com o meu amigo Barata e ele está divulgando se blog em Belém.
    Peço que acesse e confira.
    No google vc buca NOVOBLOGDOBARATA aí vc vai pdoer conferir.
    Vamos fazer uma grande corrente e tirar de uma vez por todas esses Vianas da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí gente!! Gonzaga costuma dizer que só sai do poder quando quiser. Devemos mostrar a ele que a voz do povo é a voz de DEUS. Nossa arma é nosso voto. Começemos a expurgar o deputado Gabriel Guerreiro. Jr Ferrari é outro que só quer pra si. Está chegando a vez do Leôncio. Avante Leôncio!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Caro Ariuca. Não desista desse espaço onde podemos expressar nossas tristezas e nossas angústias com relação ao nosso lindo e rico Município. Continuando assim, meu voto é seu nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  7. É verdade ariúca. Barata divulgou seu site. E olha, até Jader Barbalho tem conhecimento das verdades ditas pelo Barata. Vai fundo!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Uma perguntinha: Vocês viram o Nilson Pinto por aí???!!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação em nosso fórum de debates sobre o cotidiano da cidade de Oriximiná, Pará, Amazônia, Brasil. Se quiser você pode enviar seus texto, fotos e vídeos para o e-mail hamilton@ariuca.com.br. Continue participando.